Buscar
  • Carolina Moraes

Dicas para um casamento mais sustentável

Atualizado: Abr 23

Os recursos do planeta tem sido pauta frequente no mundo devido ao aumento assustador do impacto ambiental. Por este motivo, é preciso criar soluções mais conscientes para o mundo, o dia a dia, e claro, para os casamentos.


Ecowedding ou casamento sustentável são dois termos que têm chamado a atenção do mercado de casamentos. É a boa e tradicional celebração e união entre duas pessoas que se amam, porém com uma abordagem geral ecologicamente mais correta.


Como essa é uma realidade que precisa ser discutida e revertida, muitos casais tem investido em cerimônias e festas com uma proposta mais sustentável que impacta desde a decoração até a escolha do vestido.


Para iniciar o planejamento de um casamento com uma abordagem mais amigável para o planeta, pense em 3 princípios básicos da sustentabilidade. Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Tendo ciência do 3R, pense em como adaptá-los com as próximas dicas que separamos para o seu casamento.


Alguns itens que você pode optar por excluir do seu casamento:

  • Bexigas e balões

  • Plaquinhas e acessórios para pista

  • Sparkles

  • Bolo fake

  • Embalagens

  • Forminhas

  • Canudos

  • Descartáveis

  • Papelaria

  • Excessos

  • Desperdícios

Itens para investir sem medo de ser sustentável (e feliz):

  • Cardápio com alimentos da época e opções vegetarianas

  • Decoração com flores da época

  • Flores e folhagens desidratadas

  • Lembrancinhas duráveis ou temáticas como vasinho de suculenta ou kit de canudo e talheres de alumínio

  • Aluguel do vestido de noiva e traje do noivo

  • Decoração minimalista

  • Coleta divida do lixo gerado durante a festa

  • Casamento durante o dia para usar a luz natural

  • Casamento ao ar livre para evitar gasto de energia extra (Ex: Ar-condicionado)


O estilo minimalista é sempre a melhor opção para quem quer praticar o "menos é mais", seja na vida, na casa e automaticamente para ter um casamento mais ecológico.

Inclusive, é possível pensar em soluções que não só são mais sustentáveis, como também são muito bem-vindas nesse momento de casamentos na pandemia. Olha só essas ideias:


As canecas do drink Moscow Mule sempre conquistam os convidados que frequentemente querem levar o item para casa, que tal essa lembrancinha de início de festa? O convidado pode usá-la para consumir outras bebidas também como cerveja, água, sucos e refrigerantes. Depois levá-la para casa como lembrancinha do casamento.

As lembrancinhas duráveis, funcionais e artesanais como velas, mudas, suculentas ou até sementes para plantar também são uma ótima opção para um Casamento Ecológico.


O Buffet Self Service pode ser substituído por porções individuais de aperitivos, pratos e doces para evitar excessos e desperdícios. Além disso, o Menu à la carte é também uma boa ideia para uma festa com mais segurança em relação à pandemia, assim o convidado escolhe qual opção mais lhe agrada na mesa sem precisar levantar.


Casamento ao ar livre é uma ótima proposta sustentável. Além de, utilizar a luz natural, a natureza ainda pode ser uma grande aliada na decoração, diminuindo o investimento em flores e folhagens.


E por falar em decoração, outra solução que é mais sustentável, e também é uma forte tendência no universo dos casamentos, é o uso da decoração preservada. São as flores e folhagens desidratadas que deixam o casamento com a carinha de boho que nós amamos, e o melhor, pode ser reutilizada em outros casamentos.


Para papelaria do casamento é possível diminuir os impressos e optar pelo convite online e site dos noivos, para o cardápio um QR Code ou link para os convidados acessarem as opções vai deixar o casamento moderno e ainda eliminar os papeis.


Além de todas essas dicas, quero compartilhar com vocês dois locais para casar em Brasília que descobri recentemente que levam essa iniciativa de cuidar do meio ambiente muito a sério:


Um deles é o Sítio Geranium que é um centro de referência em Educação Socioambiental e produção de alimentos orgânicos e também oferece espaço para realização de eventos ao ar livre.


E o outro é o Espaço da Lenda que utiliza elementos da natureza todos pensados no bom uso dos recursos naturais: o piso foi construído com aproveitamento de madeiras de demolição; as portas de madeira de antiguidade; deck e janelas feitas de madeira de curral; adega e lustres de tonel de cachaça; forro feito de material reciclado; a cascata de água “mineral” natural com uma área de tratamento própria. Além do foco na sustentabilidade, o local também tem uma atenção à preservação ambiental, já que o espaço foi criado em uma área com minas e nascentes naturais.

Achei incrível essas iniciativas e tem tudo a ver com Casamento Sustável, não é mesmo?!


Agora, vamos a questão do vestido de noiva e por quê alugar é a opção mais sustentável do que comprar. Não é segredo para ninguém que a indústria têxtil gera um grande impacto no meio ambiente com: produção de matéria prima, produção dos tecidos, manufatura, transporte, descarte e muitos outros fatores que não só gastam recursos naturais como também polui o meio ambiente.

A compra desenfreada faz com que todos esses fatores acima sejam aumentados, por isso que diminuir o consumo e a necessidade do TER é uma boa forma de diminuir também os impactos ambientais.


A La Fiancée conta com três tipos de serviços: compra, aluguel e consignação, dessa forma conseguimos fazer trocas de coleções mais espaçadas e a noiva opta pela melhor escolha, e ainda, se escolher comprar, pode colocar o vestido em consignação disponível para aluguel na nossa loja.


Sem contar que hoje em dia os vestidos de noiva disponíveis para aluguel não perdem nada em relação aos feitos sob medida. O tecido, caimento e acabamento são impressionantes, e nossas costureiras são especializadas em deixar o vestido com o ajuste impecável e fazer adaptações e mudanças solicitadas pelas noivas dando, muitas vezes, uma nova cara para o vestido.


Se você tem dúvidas de qual a melhor opção de vestido para você, confira nosso post "Comprar ou alugar o vestido de noiva?".


Noivas Reais La Fiancée inspiradoras:

Para finalizar, uma super inspiração de casamento da nossa Noiva Real Camila Bitencourt que deu um show de criatividade e sustentabilidade no casamento, confira:


  • A mãe da Camila foi quem fez os sousplats de crochê, que embelezou a mesa da família;

  • Ela e a Camila fizeram todos os saquinhos de tecido para envelopar os bem-casados, costurados um por um, foram mais de 400;

  • O aparador vermelho do altar que reformaram manualmente para compor a cerimônia. Era a antiga penteadeira da avó da Camila, que não está mais entre nós e se fez presente neste dia de uma forma especial;

  • Caixinha para convidar os padrinhos, tudo elaborado pelo casal;

  • O livro de assinaturas foi feito pela tia da noiva.

Fotos por Dinho Mendes


E aí, qual dessas soluções você ficou com vontade de inserir no seu grande dia?