top of page
Buscar
  • Foto do escritorCarolina Moraes

8 rituais para cerimônia de casamento

A celebração pode ganhar ainda mais beleza, significado e personalidade quando o casal e o celebrante do casamento incluem algum tipo de ritual durante a cerimônia. Os rituais podem adicionar mais emoção a esse momento e pode até ser uma alternativa para quem deseja fazer uma cerimônia não religiosa. Conheça alguns ritos abaixo:


Cerimônia "Lavar as Mãos"

O ato de lavar as mãos dos noivos é uma simbologia que demonstra humildade e purificação. Deixando assim o passado e dando introdução a uma nova jornada da vida.


Cerimônia da Areia

Nessa cerimônia o casal despeja cada um de uma vez uma areia de cor diferente em um vaso podendo se estender também a experiência com os padrinhos pais dos noivos. Dessa forma, ao final do ritual o vaso terá diversas cores de areia juntas em um só recipiente simbolizando a união.


Cerimônia da Caixa de Vinho

Seguindo o pressuposto de que vinhos ficam melhores com o tempo, esse tipo de cerimônia simboliza exatamente isso com o casamento. Os padrinhos e familiares devem escrever cartas ou mensagens para os noivos que será guardado dentro de uma caixa com um vinho jovem e o casal poderá abrir anos depois quando passar algum momento difícil ou crise para se lembrar do sentimento de união do dia da cerimônia.


Cerimônia da Árvore

Esse é um tipo de cerimônia perfeita para casamento ao ar livre. Essa cerimônia pode ser de duas maneiras; os noivos plantam uma muda de árvore e a regam. Ou os pais dos noivos plantam uma semente, os padrinhos colocam o adubo e por último os noivos regam o vaso. Os noivos podem completar essa experiência dando sementes para os convidados.


Cerimônia das Velas

Nessa cerimônia são utilizadas três velas. Uma delas representa a família da noiva e é acesa pelos pais ou familiar da mesma, a outra representa a família do noivo que também deve ser acesa por um integrante familiar, e a terceira será a vela que representa o início da união. Os noivos seguram as velas de ambas as famílias e juntos ascendem uma terceira, simbolizando a nova família que estão construindo.


Rito das três cordas (The God’s Knot)

Esse rito é especialmente indicado para os casais com uma forte espiritualidade. Ele simboliza a união dos noivos com Deus. Deus torna-se o elemento central do casamento, o terceiro protagonista que, com o seu amor, dará vida e união à nova família. A primeira corda representa Deus, a segunda representa a noiva e a terceira o noivo. As três cordas devem ser presas, num dos lados, com um anel ou um laço. O noivo segura este cabo, eequanto a noiva forma com as três cordas uma trança.


Handfasting

Trata-se de um antigo rito de casamento celta, e significa “União das Mãos”. Nele, as mãos dos casais são amarradas para simbolizar a união de duas vidas. Mais frequentemente incluído nas cerimônias wicca ou em casamentos pagãos, ele tem se tornado mais popular, e aparecido durante os votos de noivos dos mais variados credos.


Lava pés

Este ritual é uma tradição que, pouco a pouco, foi sendo incorporada aos enlaces cristãos modernos pelo significado que possui. O gesto não é nenhuma novidade do ponto de vista histórico: remete a uma tradição da Antiguidade, onde o ato de lavar os pés ganha um simbolismo de respeito e admiração. O costume é citado na Bíblia Cristã ainda no Antigo Testamento, como em Gênesis e em Samuel, mas é graças ao Evangelho de João, que integra o Novo Testamento, que o ritual sobrevive até hoje, assumindo uma simbologia nova, maior e nobre. Com uma jarra de água, uma bacia e uma toalha é possível reproduzir esse ritual na cerimônia, e ele é visto como uma demonstração de humildade, amor ao próximo e de satisfação em servir.



1.013 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page