top of page
Buscar
  • Foto do escritorCarolina Moraes

Quanto tempo antes devo enviar os convites de casamento? O R.S.V.P realmente funciona?

A antecedência do envio dos convites vai depender de onde será seu casamento. No caso de um destination wedding, ou seja, um casamento fora da cidade, a melhor opção é enviar um Save The Date com pelo menos 6 meses para preparar os seus convidados para uma possível viagem.


Já o próprio convite pode ser enviado com 2 meses de antecedência, é o tempo ideal para os convidados se organizarem e confirmarem presença. Para dicas de como fazer sua lista de casamento clique aqui.


A dúvida das noivas sempre é “Devo incluir RSVP? Ele realmente funciona?”. RSVP é a abreviação de Répondez S’il Vous Plaît, expressão francesa que significa “Responda por favor”, usada para solicitar que os convidados confirmem presença ou não no evento. De acordo com a profissional de organização de casamentos Fernanda Floret, o mais usual é que o pedido de confirmação seja feito no próprio convite com uma letra menor no rodapé acompanhado de um telefone ou e-mail para confirmação.

Mas e aí? Isso funciona? Vamos dar 4 dicas que vão te ajudar a ter sucesso nessa confirmação:


  1. Ao invés de usar a abreviação RSVP, prefira colocar em português “confirme sua presença, por favor” dessa forma você elimina os casos de falta entendimento ou conhecimento da expressão.

  2. Coloque um telefone ou e-mail de algum profissional (cerimonialista), mas evite colocar o seu pessoal. Muitas pessoas ficam envergonhadas em te dizer que não poderão comparecer e em alguns casos até confirmam presença para não te deixar chateada, mas não comparecem. É cultural, nós brasileiros não temos costume de confirmar presença, mas é bacana instigar isso, quem sabe essa realidade não muda?

  3. Coloque uma data limite para a confirmação, assim você tem controle das pessoas que não responderam a solicitação.

  4. Com a lista das pessoas não confirmadas em mãos um profissional pode ligar para fazer essa confirmação via telefone, não há problema em fazer isso, afinal os noivos precisam saber quantas pessoas irão para poder confirmar as quantidades do buffet.


E aí, gostaram das dicas? Quais dúvidas vocês têm? Nos deixe saber no comentário para podermos fazer os próximos posts e te ajudar a ter sucesso no seu Grande Dia.


283 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page