top of page
Buscar
  • Foto do escritorCarolina Moraes

Manual do pai da noiva

Você sabe por que o pai acompanha a noiva até o altar? Assim como tudo que cerca o casamento essa é mais uma tradição antiga. O pai acompanha a noiva até o altar para simbolizar que ele não é mais quem cuidará dela, passando o posto para outra pessoa, é uma forma simbólica de confiar sua filha à alguém que vai amá-la e respeitá-la com todo o cuidado do mundo.


Hoje em dia esse protocolo é mais abrangente, podendo dar lugar a mãe da noiva, fazer uma entrada tripla com pai e mãe, ou outra figura importante para ela. Em alguns casos de ausência do pai, as noivas também optam por entrarem sozinhas ou até mesmo prestar uma homenagem.


Antigamente outras tradições cabiam ao pai da noiva: era ele quem buscava o vestido de noiva, e deveria vê-lo pronto antes de todo mundo. Era o pai da noiva que arcava com os custos do casamento... e por aí vai.

E por falar em PAItrocínio, quem é que paga o casamento? Será que é uma obrigação do pai da noiva? Esse é outro costume que também já caiu por terra. Hoje em dia o mais comum é que o próprio casal pague o casamento, em alguns casos com alguma ajuda dos pais, mas aqui entra o acordo entre famílias de forma leve sem pressão ou obrigação. Já foi o tempo que as tradições eram obrigatórias. Ainda bem!


Outra tradição das antigas é a dança da noiva com o pai no dia do seu casamento, era como se fosse a “última” dança deles. Isso porque uma moça solteira só poderia dançar com seu pai ou irmãos nos bailes da sociedade, e uma vez casada, ela só dançaria com seu marido.


Hoje em dia não existe mais isso, mas dançar com o pai no dia do casamento pode ser emocionante. Tudo bem que essa tradição é muito mais de terras gringas, mas se você e seu pai gostam de dançar, aqui está uma bela forma de curtirem um momento juntos no grande dia.

Outra forma de passar um tempo a mais e incluir o pai no casamento é o First Look. O termo tem se popularizado cada vez mais no Brasil. É um momento onde a noiva se apresenta para as madrinhas, mãe, as vezes até mesmo para o noivo, antes da cerimônia. Se você tem um relacionamento bem próximo com seu pai, talvez esse momento do first look seja muito legal fazer com ele. As fotos vão ficar lindas e vocês podem trocar algumas palavras de carinho que podem te acalmar antes de subir ao altar.

Quer conferir mais dicas, inclusive do traje do pai da noiva? Baixe nosso e-book "Manual Pai da Noiva" clicando aqui.


506 visualizações0 comentário
bottom of page