top of page
Buscar
  • Foto do escritorCarolina Moraes

Cerimônia de casamento unplugged

Na cultura tecnológica atual, tudo vira conteúdo para redes sociais, mas e se eu te falar que existe uma tendência que vai na contramão dessa realidade propondo uma cerimônia de casamento desconectada?


O que é uma cerimônia de casamento unplugged ou, em português ao pé da letra, desplugada?

É uma cerimônia em que o casal solicita que os convidados guardem telefones celulares, câmeras e quaisquer outros dispositivos para que estejam presentes no momento.



Essa proposta tem o objetivo de fazer com que as pessoas aproveitem ao máximo o momento, sem distrações. Existem diversos estudos recentes que apontam que a maioria das pessoas deixam de prestar a atenção inteiramente no que está acontecendo ao redor, para registrar o momento através do celular. É como se todos estivessem vivendo através de uma tela.


Recentemente, a influenciadora e empresária Lala Rudge oficializou a união com Bruni Khouri e para manter o casamento mais íntimo e pessoal, o casal optou por uma cerimônia unplugged e acabou trazendo o assunto à tona.


Quais as vantagens de fazer esse tipo de cerimônia de casamento desconectada?

Além do óbvio que já falamos sobre motivar as pessoas a vivenciarem de fato o momento, também coloca os rostos a vista. Afinal já parou para pensar que na entrada da noiva, por exemplo, quando ela olha para seus convidados, é muito mais emocionante ver o rosto e a emoção de cada um, do que se deparar com uma grande parcela das pessoas olhando para a tela do celular?


Outro ponto bastante comentado nos bastidores, é o quanto muitas vezes os convidados com celular atrapalham os fotógrafos e filmakers contratados para registrar de forma profissional esse dia. É muito comum os convidados se empolgarem a ponto de invadir o corredor da cerimônia para pegar um bom ângulo e acabar saindo de intruso nas fotos.


Restringir o uso de telefones em cerimônias de casamento promove um vínculo mais forte entre os noivos ​​e seus convidados.

É desconectar, para conectar de verdade.

Você pode até usar essa frase no convite para amolecer o coração daqueles que acharem ruim o não uso do telefone.


Se você optar por adaptar essa ideia no seu casamento, tente pensar em algumas formas leves de “proibir” o uso do celular. Isso vai fazer com que os convidados entendam a escolha e ainda achem a iniciativa legal. Você também pode restringir somente a cerimônia, que é o que a maioria dos casais adeptos ao unplugged fazem. Já a festa é liberada para que as pessoas registrem muito.


E aí, você faria uma cerimônia de casamento desconectada?

171 visualizações0 comentário
bottom of page