top of page
Buscar
  • Foto do escritorCarolina Moraes

Tudo o que você precisa saber sobre ensaio fotográfico de casamento

Hoje em dia são tantas as possibilidades para que os noivos registrem esse momento da vida à dois, que decidimos reunir tudo num só lugar para ajudar os casais que querem eternizar a união em formato de fotografia ou vídeo.


O primeiro passo é escolher um profissional que vocês se identifiquem. Nessa hora tudo conta: seguir as redes, acompanhar os bastidores nos stories para entender como aquele fotógrafo e filmaker trabalham. Até o tipo de foto que eles tiram e edições que fazem no pós são análises válidas para fazer essa escolha.


Foto e vídeo do casamento escolhidos é hora de decidir se vocês vão fazer o registro somente do casamento ou se vão querer fazer um ensaio pré ou pós wedding ou até mesmo fazer ambos. Normalmente, na reunião de contratação desses profissionais, você pode optar por pacotes que incluem esses trabalhos extras e cabe a vocês decidirem o que querem incluir.


Pré-Wedding

É feito normalmente de 4 a 5 meses antes do casamento, mas não é uma regra. Tudo vai depender do sonho de vocês. Alguns casais, por exemplo, usam essas fotos e vídeos do pré no dia do casamento, outros disponibilizam antes no site dos noivos. E é uma boa desculpa pra já entrar no clima do casamento também.


Tá, mas como fazer o pré-wedding? Onde? Com que roupa? São muitas as dúvidas que passam pela cabeça dos noivos nesse momento, mas você pode começar pensando num local que vocês gostam muito ou numa atividade que vocês fazem juntos. Pensar num ambiente e situação que define vocês vai fazer toda a diferença para o resultado final e, principalmente, para deixar vocês à vontade.


Sobre o que vestir, é a mesma linha de raciocínio...o que define vocês? Pensa comigo, vamos ver se eu consigo te mostrar um processo criativo que te inspire:


Vamos supor que temos um casal que adora fazer crossfit, mas eles também são divertidos, então não é só o esporte que os define, mas o bom humor. Eles poderiam fazer um ensaio apenas treinando ou poderiam fazer algo criativo como usar o ambiente que fazem a atividade física, mas simularem os movimentos do esporte vestidos de noiva e noivo com direito a véu e terno como se estivessem treinando antes de subir ao altar. Ficaria super legal, né?!


Deixe a imaginação fluir! Você pode e deve (se quiser) fazer um roteiro criativo para esse momento.


Pós-Wedding

Alguns casais optam por fazer um ensaio pós casamento, muitas vezes usando os mesmos looks que usaram para dizer o sim. É uma boa opção para aqueles que querem curtir muito o dia da festa sem se preocupar em ficar fazendo várias fotos no dia. Existem as fotos protocolares no dia do casamento e dependendo do tanto de convidados que tiver, tirar fotos pode ser bem cansativo, é por isso que alguns casais optam por pular alguns protocolos ou até mesmo fazer uma sessão de fotos depois com mais calma.


Trash the Dress

É mais comum na gringa, mas ainda assim algumas noivas brasileiras optam por fazer um ensaio com o vestido de noiva no pós casamento. A expressão Trash the Dress ao pé da letra significa “estragar o vestido”, mas isso não quer dizer que você precise fazer isso, é só uma forma de dizer que agora você pode fazer o que quiser com ele, como tirar foto na cachoeira ou praia sem se preocupar em sujá-lo ou molhá-lo. Algumas noivas, aproveitam também para fazer um ensaio para registrar e eternizar o vestido no corpo. Temos duas noivas que fizeram recentemente e elas passearam por aí com o vestido fazendo fotos pra lá de criativas, comendo pizza, tomando um café no Starbucks e se divertindo com o vestido.


Fotos Micah Abe e Gabriella Nunes


Dicas para sair bem na foto:

Parece clichê, mas é pura realidade... seja você! Acho que todo profissional criativo concorda que fotos e vídeos espontâneos são sempre os melhores. Então:


Vista seu melhor sorriso, lembre-se do propósito desse momento e das fotos, confia no profissional que você contratou, pose se tiver vontade ou não, mas se entregue a essa experiência. Bote uma boa playlist e preocupe-se em se divertir!

94 visualizações0 comentário
bottom of page