top of page
Buscar
  • Foto do escritorCarolina Moraes

De onde surgem as tendências para casamento?

São tantas as tendências que vão e vêm que é normal ficar perdida ou indecisa na hora de definir o estilo do casamento. Mas você sabia que todas essas “apostas” são definidas através de uma análise profunda comportamental da sociedade e de grupos?


O resultado dessas análises são chamadas de Macrotendências e são feitas por profissionais chamados de Cool Hunters. Eles analisam desde culturas, comportamentos e valores que ditam a moda, o estilo de vida e até mesmo pensamentos, reflexões e, claro, os casamentos.


Os sonhos dos casais mudam a cada geração, e reflete em como eles veem o mundo e querem viver nele e com as pessoas ao seu redor. Todo ano as macrotendências são atualizadas e as mudanças de pensamento e comportamento é refletida diretamente no planejamento e execução do grande dia.


Atualmente, as tradições deram espaço para o quê os casais acham importante e como e com quem eles querem celebrar esse momento. O mais importante é que tudo carregue a identidade, personalidade e propósito dos noivos.



A introspecção é uma tendência forte do mundo todo e por isso casamentos ao ar livre, formatos cada vez mais intimistas como Mini, Micro, Home e Elopement Wedding estão cada vez mais em alta. Decorações mais minimalistas, rústicas, artesanais e sustentáveis... Mesas comunitárias para deixar os convidados mais próximos, formatos mais humanizados...enfim, tudo isso tem a ver com um direcionamento mais consciente do comportamento da sociedade que traz ao universo das cerimônias de casamento novas propostas e estilos. A pandemia só acelerou o processo de chegada dessas intenções que já estavam implantadas para acontecer nos próximos anos.


Tudo o que faz a gente voltar às nossas raízes, colocar os pés no chão, valorizar o propósito, criar identificação e humanização, olhar para si e obter autoconhecimento, torna-se reflexo em cada uma de nossas escolhas, até mesmo nos detalhes do grande dia.


Um bom exemplo em como isso tudo influencia não só a vida dos noivos, mas também no mercado de casamento geral, é o atual e frequente aparecimento de profissionais do ramo cada vez mais de nicho. Fornecedores especializados em casamentos minimalista, afro, sustentável e por aí vai.


Só para dar uma ideia para vocês de como alguns detalhes podem carregar um significado profundo: muitos casamentos de estilo rústico tem apostado na Cadeira Pavão, também conhecida como Cadeira Rainha ou Emanuelle. E não é pra menos, ela é realmente um adorno que deixa a decoração incrível, mas o que muitos não sabem é que quando inserida num casamento Afro, por exemplo, ela carrega consigo um simbolismo fortíssimo para a comunidade negra.


Durante os anos 1960, essa cadeira se tornou um símbolo do movimento Black Power, quando o líder dos Panteras Negras foi fotografado sentado em uma. E quando ele não podia estar em reuniões e comícios, a cadeira comparecia em seu lugar. Por isso, ícones da cultura Pop como a Beyoncé já usou o objeto em shows e clipes.



Muito legal entender de forma macro tudo o que engloba aquilo que chamamos de tendência, não é mesmo?


Aliás, se você ainda não definiu o estilo do seu casamento, eu tenho um presente para você! A aula do meu curso Bem-casados - 'Estilos de Casamento: quais são eles e como encontrar o seu' está disponível gratuitamente lá no canal do YouTube da La Fiancée. Para conferir basta clicar aqui.


Espero que você compreenda que seu casamento merece ser do jeitinho que sempre sonhou e as possibilidades são infinitas quando pensamos fora da caixinha tradicional que nos foi imposta por tantos anos baseadas em outra realidade, cultura e até mesmo crença. Ouse sonhar e realizar!

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page