top of page
Buscar
  • Foto do escritorCarolina Moraes

Tudo o que os noivos precisam saber sobre músicas para casamento

Atualizado: 24 de out. de 2019

Você sabia que uma cerimônia de casamento pode chegar a ter de 5 a 10 músicas? Se você está na dúvida de como escolher as músicas do seu casamento e quantas são necessárias, vou te ajudar!



Conversei com o músico Davi Ramiro que dá voz às músicas de muitos casamentos aqui em Brasília e ele nos revelou diversas dicas valiosas que vão te ajudar a fazer a lista de música perfeita. Confira nossa entrevista com o profissional:


Como escolher o fornecedor de música?


Entre os critérios mais especiais, um dos mais mais é a identificação com o estilo do cantor, da banda ou da orquestra. O resultado vai ser melhor se os noivos se identificarem com a proposta musical do fornecedor. É importante pensar também na proposta do evento para que a trilha sonora se harmonize à decoração e ao ambiente.


Como escolher o repertório?


Muitos procuram por músicas adequadas para casamento. Eu acredito que as músicas adequadas são as que fazem ou fizeram parte do dia a dia, da trajetória do casal, músicas que eles ouvem, já ouviram e tenham um significado tão importante que merecem ser selecionadas para esse momento. Muitas vezes essa provocação já resolve todo o repertório!


Se não, a partir desse perfil inicial, buscamos dicas de músicas no nosso acervo.


Outro ponto de atenção é que as músicas devem ser adequadas ao formato musical. Apesar de acreditar que as músicas podem receber roupagens diferentes, dependendo dos instrumentos, não recomendo que os noivos escolham músicas eruditas para serem executadas por um formato popular, por exemplo.


Como escolher as músicas para cada momento da cerimônia?


Para mim, não existe regra. Não acho que seja obrigatório uma canção de amigos para a entrada dos padrinhos, por exemplo, embora sejam muito bem vindas.


Em ambientes religiosos, é charmoso buscar saber o que pode ou não ser tocado. Fora isso, no lugar de limitar a escolha, arriscando dizer o que é ou não adequado, eu volto ao ponto inicial, onde vamos encontrar músicas importantes e do gosto do casal.



Existem 3 dúvidas frequentes das noivas na hora da contratação do fornecedor de música. Davi nos contou quais são e as respostas para cada uma delas:


Formato com voz ou apenas instrumental?


Davi Ramiro: A escolha vai nascer do gosto pessoal. As músicas cantadas são mais fáceis de acessar a emoção das pessoas, por causa das letras.


Quantos instrumentos vão fazer um bom resultado nas músicas?


Davi Ramiro: Eu acredito na música em várias possibilidades. Pode ser voz e violão até uma orquestra inteira. Depende do espaço, da proposta do casamento, da roupagem musical do repertório e do orçamento previsto para essa contratação.


Com quanto tempo devo escolher o repertório?


Davi Ramiro: Para nós, com 30 dias antes é o ideal.


O músico ainda nos listou as 10 músicas mais tocadas em casamento para te inspirar. Confira:


Top 5 internacionais

Perfect - Ed Sheeran

Hallelujah - Rufus Wainwright

All Of Me - John Legend

Let It Be - The Beatles

Sugar - Maroon 5


Top 5 Nacionais

De Janeiro a Janeiro - Roberta Campos

Pra Você Guardei O Amor - Nando Reis

Meu Abrigo - Melim

Ave Maria

Pra sonhar - Marcelo Jeneci


A dica valiosa é escolher faixas que são especiais e que tenham algo a ver com o casal. Para a entrada dos padrinhos, do noivo e da noiva, o ideal é que a música traduza o sentimento e as pessoas envolvidas.


E aí, tem mais alguma música que não pode faltar no seu casamento? Conta pra gente nos comentários.

446 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page