Por onde começar? Quais fornecedores eu devo fechar primeiro? Tem uma ordem certa? Essas e muitas outras perguntas rondam os noivos no momento em que decidem oficializar a união. Pensando nisso, criei quatro etapas com os principais fornecedores de casamento que devem ser fechados em cada uma delas. Tudo isso para tornar o seu planejamento menos estressante e mais fácil. Vem comigo!
ETAPA 1:
Assessoria do casamento: Esse é o profissional que vai te orientar na organização e contratação de fornecedores, por isso deve ser um dos primeiros serviços a ser contratado.
Local da cerimônia e recepção: Os locais normalmente possuem lista de espera e são muito concorridos, por isso é importante ser um dos primeiros contratos a serem fechados, principalmente se vc desejar casar num sábado e nos meses mais concorridos.
Foto e vídeo: Bons profissionais possuem a agenda concorrida e costumam fazer um casamento por dia, por isso esse é um dos serviços que devem ser fechados com antecedência. Certifique-se do material do álbum e do prazo de entrega das fotos para seleção e depois do álbum impresso...
Buffet: Existem diversos tipos de serviços de buffet, por isso a pesquisa é grande e precisa ser feita com antecedência. Faça degustações, visitas e dê prioridade para fechar esse item. Considere o número de garçons.
ETAPA 2:
Celebrante: Alguns celebrantes têm agendas bastante apertadas, então, quanto antes fechar contrato melhor, principalmente se tiver alguém específico em mente.
Músicos: É nessa etapa, também, que é preciso começar a decidir as atrações musicais, tanto da cerimônia quanto da recepção. Tudo isso deve ser analisado com antecedência, pois este tipo de serviço costuma atender um evento por dia.
Decoração: Apesar de alguns locais já oferecerem a decoração inclusa no contrato, vocês podem tanto não gostar do estilo de decoração, quanto encontrar algo mais em conta. Por isso, é importante que vocês pesquisem e, nessa etapa, fechem o contrato com a empresa que ficará responsável por isso.
Trajes noivos e daminhas: Existem diversos ateliês e lojas para encontrar os modelos ideais, como os trajes podem precisar de diversos ajustes e provas ou pode ser o caso de fazer um modelo do zero, é importante que você comece a procurar o quanto antes.
ETAPA 3:
Convites: A etapa 3 é a mais tranquila em relação a prazo, faça a pesquisa de papelaria e consulte o prazo para ficarem prontas. Nunca deixe nada para última hora. Imprevistos podem acontecer e o prazo não pode estar apertado.
Aluguel de carro: Chegando aos últimos preparativos do casamento e é hora de decidir se você vai fazer uma entrada triunfal com um carro diferente. Se sim, faça a reserva do carro e do motorista.
Cabelo e maquiagem: Momento de fazer a prova do cabelo e maquiagem e decidir qual o profissional que irá fazer. Se você optar pelo Dia da Noiva também precisa reservar o dia no salão e é importante fazer isso antes que a agenda lote.
Lua de mel: Não deixe para planejar a Lua de Mel de última hora, ela precisa estar em sincronia com o casamento, já que o orçamento deve ser feito visando o gasto com a festa e com a viagem.
ETAPA 4:
Lembrancinhas: Última etapa, mas não menos importante, pois todos os contratos devem ser fechados com antecedência. O quanto antes vai depender da lembrancinha que você escolher. Algumas demandam mais tempo, outras menos.
Docinhos: Hora de fazer muitas degustações! A melhor parte! Porém, converse com o fornecedor sobre o prazo e quantidade para saber se eles vão dar conta da demanda.
Serviços de bebidas: Se você for contratar serviço de Bartender é preciso que feche com um pouco mais de prazo, porém se você for apenas pedir as bebidas o prazo é mais tranquilo.
Bolo: Assim como os docinhos, faça degustações de bolo e encomende com um prazo possível, serviços as pressas podem dar errado e não é isso que queremos.
Temos um material que vai te ajudar muito a definir cada uma dessas etapas. Clique aqui para baixar. Torcendo para o seu planejamento e casamento serem um sucesso!
Comments