Buscar
  • Carolina Moraes

10 conselhos do Papa Francisco para um bom casamento

Dicas e conselhos matrimoniais é o que não faltam por aí, existem vários espalhados pela internet, recebemos da tia, da vó e até de desconhecidos na rua se descobrem que estamos prestes a casar. Porém, a grande verdade é que não há uma fórmula mágica para se ter um bom casamento. Cada história, cada casal e, principalmente, cada indivíduo lida com o matrimônio de uma forma.


Independente de religião, me deparei com alguns conselhos valiosos divididos pelo Papa Francisco que é, na opinião de muitos, um representante da Igreja Católica sobre lições de amor, respeito e igualdade. Abra seu coração e vem conferi-los:


1 - “Paciência não é deixar que nos maltratem permanentemente, nem tolerar agressões físicas, ou permitir que nos tratem como objetos. O amor tem sempre um sentido de profunda compaixão que leva a aceitar o outro, também quando atua de um modo diferente ao qual eu desejaria. O problema surge quando exigimos que as relações sejam idílicas, ou que as pessoas sejam perfeitas, ou quando nos colocamos no centro e esperamos que se cumpra unicamente a nossa vontade. Então tudo nos impacienta, tudo nos leva a reagir com agressividade”.


2 – “O amor deve ser colocado mais nas obras do que nas palavras”.


3 - “O verdadeiro amor aprecia os sucessos alheios, não os sente como uma ameaça, libertando-se do sabor amargo da inveja. Aceita que cada um tenha dons distintos e caminhos diferentes na vida”.


4 - “É normal que os maridos discutam, é normal. Acontece sempre. Mas eu aconselho-vos a nunca terminarem o dia sem criar a paz”.


5 - “O que mais pesa do que todas as outras coisas é a falta de amor. Pesa não receber um sorriso, pesa a força de um silêncio. Por vezes, também em família, entre marido e mulher, entre pais e filhos e entre irmãos. Sem amor, o esforço torna-se cada vez mais pesado, intolerável”.


6 - “A comunhão familiar só pode ser conservada e aperfeiçoada com grande espírito de sacrifício. Exige, de fato, de todos e de cada um, pronta e generosa disponibilidade à compreensão, à tolerância, ao perdão, à reconciliação”.


7 - “Quando uma pessoa que ama pode fazer algo de bom pelo outro, ou quando vê que a vida está a correr bem ao outro, vive isso com alegria e, assim, dá glória a Deus”.

8 - “Não é necessário controlar o outro, seguir minuciosamente os seus passos, para evitar que fuja dos meus braços. O amor confia, deixa em liberdade, renuncia a controlar tudo, a possuir, a dominar”.


9 - “O amor não se deixa dominar pelo ressentimento, o desprezo das pessoas, o desejo de se lamentar ou vingar de alguma coisa. O ideal cristão, nomeadamente na família, é amor que apesar de tudo não desiste”.


10 - “O amor não age rudemente, não atua de forma inconveniente, não se mostra duro no trato. Os seus modos, as suas palavras, os seus gestos são agradáveis; não são ásperos, nem rígidos. Detesta fazer sofrer os outros”.


O Papa nos ensina que todos os conselhos são baseados no amor, este é poderoso e com certeza o maior segredo para um casamento feliz. Gostou dessas dicas? Compartilhe para que mais casais possam conferir.

133 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo